Telecomunicações avançam em Jataí e região da Vila Brasília, Cidade Jardim e Jacutinga sentirá melhorias em breve

Em pouco tempo, moradores de setores como a Vila Brasília, Cidade Jardim I e II, Jacutinga e imediações sentirão melhorias significativas no uso da internet com o oferecimento da tecnologia 4G na região. Isso porque, as operadoras Vivo e Claro já deram início as obras para a construção de uma nova torre de telecomunicação na cidade, localizada na Av. dos Rodoviários, na Vila Brasília.

A instalação da nova torre foi anunciada pelo gerente de vendas da Vivo, Giuliano Barbosa, durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu no último dia 23 em Jataí, momento em que falou sobre novos investimentos na rede fixa e móvel na cidade, como parte das ações de melhorias na qualidade dos serviços prestados após mudança na legislação municipal, encabeçada pelo prefeito Vinícius Luz, quando ainda era vereador, o que permitiu ação efetiva da Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, este ano, para que melhorias nas telecomunicações, já sentidas pela comunidade, fossem implantadas.

Avanços importantes em 2017

Somente neste ano, com a nova legislação em vigor, agora, em consonância com a Lei Federal 13.116, novos links de internet foram disponibilizados pelas operadoras e a internet móvel avançou. A empresa Telefônica, que detém grande parte dos serviços de telecomunicações em Jataí, já atinge uma cobertura de cerca de 65% de toda a cidade.

Moradores de setores como o Cohacol 5 e Sul, que antes sofriam com cobertura deficiente, foram beneficiados com um serviço de qualidade bem superior ao que antes era oferecido e áreas como os bairros Francisco Antônio, Estrela Dalva e adjacências que antes eram ignoradas pela cobertura de celular, após solicitações feitas pessoalmente pelo prefeito à empresa, agora são atendidas.

A Prefeitura esse ano, ainda fez várias gestões junto a diversas operadoras de telefonia para que os serviços fossem aperfeiçoados ou mesmo expandidos. A OI por exemplo, liberou 500 novas portas ADSL no mês de julho e se comprometeu a melhorar a qualidade da internet oferecida na cidade, além de ter passado a comercializar internet ADSL de 35Mb/s, um avanço significativo quanto à velocidade oferecida antes que era de 15 Mb/s.
Já a operadora TIM substituiu equipamentos e melhorou a cobertura 4G.

Além disso, outros projetos e ações vem sendo desenvolvidos, como a instalação recente de uma torre da Vivo no Setor Granjeiro e a possibilidade de entrada no mercado, de uma nova empresa na área de TV a cabo, entre outros.